Dizer que a arte é o espelho da vida não significa estabelecer uma comparação das mais felizes, e qualquer estudo que considere a história da arte apenas como história da expressão expõe-se ao perigo de ser desastrosamente unilateral. É possível aduzir inúmeros argumentos em favor do conteúdo material; no entanto, é preciso levar em conta que o "organismo de expressão" nem sempre foi o mesmo.

Heinrich Wölfflin



Sobre nós

Gostamos de arte.

 

História do projeto

Tudo começou na terceira semana de outubro de 2013. Conversando, em casa, sobre modos de fazer a monitoria de história da arte ser uma atividade intelectual rica e prazerosa, minha mulher sugeriu a criação de um blog. Fiquei pensando no assunto e na segunda, dia 21, perguntei à Thays o que ela achava de fazer um blog para a monitoria. Dois dias depois recebo um e-mail dela dizendo que já tinha feito e estava funcionando na internet. Surpreso, imediatamente abri o link que ela me enviou e fiquei feliz com o que vi. Depois do impacto inicial, escrevi uma 'enxurrada' de e-mails, um para cada coisa que ia vendo e, pelo menos neste início, o movimento vai ser este. (William)

Após a sugestão do William sobre a criação de um blog para a monitoria, gostei e em seguida busquei maneiras de materializar a idéia proposta. Tendo como referências uns links de sites que ele me sugeriu, fiz uma conta e comecei. Com algumas trocas de e-mails, temos acertado uns pontos. Como estudante de artes, espero aprender. Estou animada com o processo e penso que dará certo. (Thays)

Em dezembro de 2013, Thays assumiu outras atividades, deixou de ser monitora de história da arte, mas continua trabalhando no site. Fez algumas modificações na "Galeria de arte" e nos links, tornando mais fácil acompanhar os eventos. Com o primeiro semestre letivo de 2014, "divertidamente" começando em 1º de abril, estamos fazendo algumas alterações no site, porque, nas aulas, estou trabalhando exclusivamente com as vanguardas históricas e o expressionismo abstrato. (William)

No final de maio de 2015 comecei a definir como será o trabalho teórico de um monitor ou monitora para o site e no início de junho abrimos as inscrições para estudantes interessados em fazer análise de obra de arte, baseada na fixação histórica da obra e de suas críticas, na integração entre formas e conteúdos artísticos e não artísticos, criando sua linhagem plástica e desenvolvendo um modo particular de explicar a obra. (William)

Em julho de 2015 Thays terminou o curso de graduação. Depois de quase dois anos, deixou o site e foi viver outra vida. Deixou a alegria de um bom trabalho, um exemplo. Obrigado, Thays. William.

Nossos usuários

Interessados em Arte.